
.
 .
  
“Se alguém realiza a meditação do Buddha  da Medicina, eventualmente poderá atingir a Iluminação, mas, enquanto  isso não acontece, esta pessoa experimentará um grande aumento na sua  capacidade de cura tanto para si próprio como para outros, assim como  uma significativa diminuição de doenças de ordem física, mental e de  sofrimento”
 
– Lama Tashi Namgyal
 
 Depois eu até volto e escrevo algo  pessoal a respeito do Buddha da Medicina. Por enquanto, copio e colo  este texto que encontrei na rede. Logo abaixo, relaciono seus 12 Votos.
 As práticas do Buddha da Medicina  (Bhaisajyaguru, em sânscrito, e Sangye Menla, em tibetano) eliminam os  venenos da mente, responsáveis por toda ordem de sofrimentos que  experimentamos. Ainda no clima desta semana de Saka Dawa, estou  participando de um mini-retiro (serão 4 dias, mas só estarei por lá  hoje) para trabalhar coletivamente com esta energia de cura para mim  mesmo e todos os seres sencientes. Que todos possam se beneficiar!
 O Buda da Medicina é um Ser completamente  iluminado. Para entender quem ele é, qual é sua natureza, qual é sua  função, e assim por diante, primeiro precisamos entender o que é um ser  iluminado. Geralmente, “ser” significa alguém que experiencia sensações  agradáveis, desagradáveis ou neutras. Portanto nós somos seres, animais  são seres; mas casas e plantas não são seres porque não experienciam  sensações. Há dois tipos de seres: seres sencientes e seres iluminados.  Um ser senciente, ou um ser vivo, é um ser cuja mente é atormentada pela  escuridão da ignorância. Um ser iluminado é um ser completamente livre  da escuridão da ignorância.
 Assim como os seres sencientes têm muitos diferentes aspectos, os  seres iluminados também. Seres iluminados emanam incontáveis diferentes  formas para beneficiar os seres vivos. Algumas vezes aparecem como  Deidades, às vezes como humanos, às vezes como não humanos. Às vezes  aparecem como professores budistas, às vezes como professores  não-budistas, às vezes como pessoas loucas ou pessoas más e, às vezes,  como objetos inanimados. Emanações de seres iluminados permeiam o mundo  todo, mas porque nossa mente é coberta pela ignorância, não os  reconhecemos. Não podemos dizer quem, ou o que, é uma emanação de Buda.
 Buda da Medicina é um Ser Iluminado que tem compaixão imparcial por  todos os seres vivos. Ele protege os seres vivos de doenças físicas e  mentais e outros perigos e obstáculos e os ajuda a eliminar os três  venenos: apego, ódio e ignorância – que são a fonte de todas as doenças e  perigos. Ele é o Buda Médico.
 Uma vez Buda Shakyamuni estava num lugar chamado Vaishali com 36 mil  discípulos Bodhissatvas. Naquela época Manjushri aparecia como um  discípulo Bodhissatva. Por sua compaixão Manjushri realizou que no  futuro o Budadarma iria degenerar e os seres deste mundo teriam  dificuldades de praticar o puro Darma e alcançar realizações. Ele  entendeu que seria muito difícil para esses seres controlar suas mentes  e, por isso, cometeriam ações negativas tais como matar,roubar e  sustentar visões errôneas. Como resultado, experienciariam horríveis  doenças e insuportáveis sofrimentos mentais. O mundo seria pleno de  problemas, perigos e adversidades. Pensando em todos esses sofrimentos,  Manjushri perguntou a Buda:
 “No futuro, quando o Darma, e a prática espiritual em geral,  estiverem em declínio, quando os seres humanos neste mundo estiverem  empobrecidos espiritualmente, quando seus apegos, raiva e ignorância  forem tão fortes e difíceis de controlar e por isso experienciarem  continuamente dor mental, medo, perigos e especialmente muitas doenças  incuráveis, quem irá libertá-los desses sofrimentos e protegê-los desses  perigos? Quem os ajudará a superar os três venenos mentais?”
 Em resposta à pergunta do Bodisattva Manjushri, Buda expôs o Sutra  Oito Mil Versos Essência da Revelação das Instruções sobre o Buda da  Medicina. Muitos seres ouviram esses ensinamentos. Além dos 36 mil  discípulos Bodissatvas humanos, milhões de outros Bodissatvas vieram de  muitas Terras Puras, juntos com seres de outros reinos tais como nagas,  fazedores de mal ou yakshas. A essa vasta assembléia de discípulos,  Budas explicou tudo sobre o Buda da Medicina – suas qualidades  especiais, suas Terras Puras e como, no futuro, confiando neste Buda e,  só de ouvir seu nome, seres vivos seriam curados de pesadas doenças  físicas e mentais, especialmente das doenças das delusões. Ele também  explicou como fazer conexões com esse Buda, os benefícios de confiar  nele e como praticar as instruções do Buda da Medicina.
 Enquanto Buda estava expondo esses ensinamentos, Manjushri percebeu,  com sua clarividência de conhecer as mentes dos outros, que alguns dos  humanos e deuses na audiência estavam duvidando, achando difícil de  acreditar na explicação de Buda sobre a existência do Buda da Medicina.  Então ele levantou-se de seu assento, respeitosamente rodeou Buda três  vezes, fez três prostrações e com seu joelho esquerdo sobre o solo, de  acordo com a tradição, perguntou a Buda:
 “Para remover as dúvidas das mentes dos discípulos, por favor  mostre claramente que esse Buda existe, onde ele vive e quais são suas  boas qualidades”.
 Buda imediatamente entrou em profunda concentração, e de seu coração  emanou raios de luz convidando os Sete Budas da Medicina a Vaishali de  modo que cada um pudesse vê-los. Buda da Medicina veio com seus dois  principais discípulos, Radiância de Sol e Radiância de Lua, bem como um  vasto séquito de milhares de discípulos. Os outros cinco Budas da  Medicinas também vieram com seus séquitos. Todos puderam ver os sete  Budas da Medicina com seus séquitos diretamente e suas dúvidas foram  imediatamente eliminadas. Buda apresentou cada um dos Budas, dizendo ”  Este é o Buda da Medicina. Ele vem da terra pura chamada Terra Pura do  Lápis Lazúli. Essa Terra de Buda tem a natureza de sabedoria com o  aspecto do lápis lazúli. O solo inteiro dessa Terra Pura é iluminada  pela luz deste Buda” e assim por diante.
 Buda então deu instruções de como recitar o mantra para si mesmo e  para os outros, para doentes e os que estão morrendo, e assim por diante  e de como fazer muitos rituais de cura. Todos se regozijaram e  desenvolveram profunda e inabalável fé. É dito que ouvindo essas  instruções, sete milhões de não-humanos “fazedores de mal” obtiveram a  realização direta da verdade última e prometeram ajudar os seguidores  que confiassem sinceramente na pratica do Buda da Medicina. Doze l  “fazedores de mal” que estavam presentes, mais tarde, alcançaram a  Iluminação e foram incluídos entre as 51 Deidades do Mandala do Buda da  Medicina.
 A prática do Buda da Medicina é um método muito poderoso para curar  nós mesmos e os outros e para superar a doença interior do apego, ódio e  ignorância. Se confiarmos no Buda da Medicina com pura fé  definitivamente receberemos as bênçãos dessas realizações.
 - Fonte: Centro Budista Kadampa Vajrapani – Indaiatuba
 .
 Os 12 Votos do Buddha da Medicina
 - Obter o corpo-forma de Buda em vidas futuras;
- Conseguir erradicar a escuridão da ignorância de sua mente;
- Ser dotado com vida inesgotável;
- Ser capaz de conduzir os seres pelos caminhos mahayana;
- Ser capaz de restaurar as quebras de disciplina moral dos outros seres;
- Ser capaz de renascer sob qualquer forma desejada;
- Apaziguar todas as visões errôneas e maras;
- Ser capaz de libertar outros da prisão;
- Ser capaz de conduzir pessoas más aos caminhos espirituais;
- Ser capaz de aliviar os seres dos infernos quentes com uma brisa fresca, e os dos infernos gelados irradiando calor;
- Ser capaz de realizar os desejos dos outros e libertá-Ios de doenças fisicas e mentais;
- Renascer numa terra pura no futuro.
.
 OM NAMO BAGA WATE BEKA DZE GURU BE DURIA PRABA RADZAIA
TATA GATAIA ARHATE SAMIAK SAMBUDAIA
 TAIATA OM BEKA DZE BEKA DZE MAHA BEKA DZE RADZA SAMUDGATE SOHA
 “Refugio-me no Buda da Medicina de Radiância Azul Celeste, o  Merecedor de Oferendas, o Dotado de Consciência Iluminada Universal e  Absoluta, o Sagrado, com a intenção de fazer cessar desastres e ganhas  benefícios”.