quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dilgo Khyentse

Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche Tashi Paljor foi um dos maiores detentores de linhagem, escritores, professores e transmissores dos ensinamentos e poderes dos tantras Nyingma em geral e do Longchen Nyingthig em particular, que alcançou numerosos discípulos no Tibet, na Índia, no Nepal, no Butão e no Ocidente. Ele também é conhecido como Gyurme Thegchog Tenpe Gyaltsen, Jigme Khyentse Özer, Jigme Rabsal Dawa e Pema Drubwang Dongag Lingpa.

Nasceu no décimo terceiro dia do quarto mês do ano do cachorro de ferro do décimo quinto Rabjung (1910) na família de Dilgo, um ministro (nyerchen) do rei de Derge no clã Nyö do vale Dan. Seu pai eram Tashi Tsering. Era o dia muito especial em que o grande mestre Mip'ham Namgyal e seus discípulos estavam realizando uma cerimônia de festim na completude de um mês e meio de ensinamentos sobre o seu Comentário sobre o Kalachakra em Dilgo. Mip'ham imediatamente deu ao bebê pílulas de Sarasvati, Buddha feminino da sabedoria, com as letras sagradas Dhih e Hrih, antes mesmo de ele saborear o leite de sua mãe. Cerca de um mês depois de seu nascimento, Mip'ham deu iniciações para purificação e longevidade e o chamou de Tashi Paljor. A partir de então, até Mip'ham morrer no início de 1912, substâncias abençoadas foram dadas a Khyentse continuamente.

Quando tinha apenas quatro meses de idade, Ngor Pönlob Loter Wangpo reconheceu-o como o tülku de Khyentse Wangpo. Na hora da morte de Mip'ham, Shechen Gyaltsap Pema Namgyal (1871-1926) o viu e pediu à família que o desse a Shechen.

Com a idade de seis, ele foi acidentalmente queimado de forma grave no fogo e ficou seriamente doente por seis meses, o que o fez tomar ordenação como noviço.

Quanto tinha quinze anos, Gyaltsap reconheceu-o como um tülku de Khyentse Wangpo, entronizou-o no monastério Shechen e chamou-o de Gyurme Thegchog Tenpe Gyaltsen. Também deu a ele numerosas transmissões, incluindo as do Dam-ngag Dzö e do Nyingthig Yabshi. Do Khenpo Pema Losal de Dzogchen, recebeu a transmissão do Longchen Nyingthig. De Adzom Drugpa, recebeu ensinamentos sobre o Longchen Nyingthig Ngöndro.

Com Khenpo Shenp'hen Chökyi Nangwa (Shenga) de Dzogchen, Khenpo Thubten Chöp'hel (Thubga) do eremitério Changma, Dza Mura Dechen Zangpo e outros mestres, ele estudou textos de Nagarjuna, Asanga, o Abhidharma, o Yönten Dzö, os comentários sobre o Guhyagarbha-jayamala-tantra e muitos outros. Khenpo Thugpa reconheceu-o como o tülku de Önpo Tendzin Norbu (Tenli).

Então, de [Jamyang] Khyentse Chökyi Lodrö ele recebeu as transmissões dos ensinamentos Sakya, Kagyü, Gelug e Nyingma, incluindo o Rinchen Terdzö, o Nyingthig Yabshi, o Longchen Nyingthig e o Lama Gongdü. Do Khenpo Tendzin Dargye de Shechen, recebeu a transmissão dos nove volumes de Jigme Lingpa. De Shechen Kongtrül (1901-1959?), recebeu transmissões de treze volumes do ciclo Minling. Recebeu ensinamentos de todas as tradições buddhistas do Tibet de mais de setenta professores. Entre eles, Shechen Gyaltsap e Khyentse Chökyi Lodrö foram seus principais professores.

Começando a partir da idade de dezoito, por doze anos ele permaneceu em lugares solitários e praticou vários ensinamentos, incluindo as Sadhanas das Três Raízes de Minling Terchen e o Longchen Nyingthig.

Durante sua vida, dedicou-se a dar ensinamentos e transmissões a todos, a quem quer que viesse recebê-los. Ele escreveu que, por volta da idade dos sessenta e quatro, tinha dado as iniciações do Nyingthig Yabshi e do Longchen Nyinthig mais de dez vezes. Dos quarenta aos oitenta e dois anos de idade, ele deu discursos sobre o Chogchu Münsel, o comentário de Longchen Rabjam sobre o Guhyagarbha pelo menos uma vez por ano, e deu comentários extensivos sobre o Yönten Dzö de Jigme Lingpa. Entre incontáveis outros ensinamentos, deu cinco vezes as transmissões do Rinchen Terdzö, quatro vezes as do Nyingma Kama, três vezes as do Dam-ngag Dzö e duas vezes a do Kanjur.

Rinpoche e sua consorte, Khandro Lhamo, tiveram duas filhas. O filho de sua filha Chime La é o sétimo Shechen Rabjam.

A convite da família real do Butão, ele passou muitos anos no Butão dando ensinamentos e transmissões. Desde o início dos anos 60, ele manteve e propagou sozinho a tradição não-sectarista única dos Khyentses, e incansavelmente, com a continuidade de um rio, ele propagou os ensinamentos viajando, ensinando, praticando e construindo monumentos sem qualquer pausa, pelo benefício do Dharma e das pessoas.

Em 1980, ele construiu o monastério Shechen Tennyi Dargye Ling (o nome de seu velho monastério no Tibet) em Baudhanath no Nepal, um elaborado complexo com mais de duzentos monges estudantes. Em 1988, estabeleceu um shedra no novo monastério e lá os monges estão estudando os textos eruditos.

Começando em 1975, ele visitou muitos países no Ocidente muitas vezes e ensinou muitos níveis de ensinamentos e transmissões. Também estabeleceu o Thegchog Ösal Chöling, um centro de Dharma na França. Visitou o Tibet vezes a partir do exílio para ensinar e ajudar na reconstrução de monastérios e a fé em sua terra natal.

Conferiu ao décimo quarto Dalai Lama muitas iniciações e ensinamentos sobre os comentários do Guhyagarbha e Yonten Dzö e ensinamentos orais de Dzogpa Chenpo combinados com os ensinamentos sobre o Yeshe Lama.

Descobriu muitos ensinamentos e sadhanas como tesouros e escreveu muitos textos e comentários eruditos sobre vários assuntos, totalizando vinte e três volumes. Entre seus escritos sobre o Longchen Nyingthig estão um comentário sobre o Palchen Düpa e sobre o Wangkyi Chogdrig.

Com a idade de oitenta e um, às três da manhã no vigésimo dia do oitavo mês do ano do carneiro de ferro (28 de setembro de 1991), sua mente iluminada fundiu-se na abertura última em um hospital de Thimpu, a capital do Butão. Desde então, seu monastério no Nepal tem sido presidido por seu herdeiro do Dharma e neto, Rabjam Rinpoche, Gyurme Chökyi Senge.

Ele foi um dos mestres mais instruídos e realizados do Tibet de nossa era. Ele era alto e gigante. Quando estava entre outros mestres, permanecia como uma montanha no meio de colina ou brilhava como a lua entre as estrelas, não por causa de sua proeminência física, mas por causa da largura de sua erudição e da profundidade de sua santidade. Quando dava ensinamentos, era como o fluxo de um rio, dificilmente com uma pausa. Se estranhos ouvissem seus ensinamentos, sua primeira impressão poderia ser a de que ele estivesse lendo um belo texto de memória pois as palavras de suas palestras era poesia, sua gramática era perfeita e o significado era profundo.

Uma outra característica muito surpreendente era a sua memória. Ele se lembrava não apenas dos textos eruditos e litúrgicos e detalhes sobre seus professores e amigos, mas também das pessoas que ele tinha vista apenas uma vez há muitos anos.

Sua bondade era ilimitada e havia espaço para todos. Quando quere eu tinha uma audiência, ele me deu um sentimento de que havia um lugar reservado para mim em sua mente vasta. Se você olhasse cuidadosamente, você tinha o sentimento de que ele estava sempre em sua sabedoria meditativa ou realizada da abertura e alcançando as pessoas com o poder da compaixão, amor e sinceridade, sem qualquer alteração.

ont style="font-size:100%;">

Ele mantinha praticamente as transmissões de todos os ensinamentos buddhistas do Tibet, mas estava constantemente procurando por transmissões adicionais, não importa o quão pequenas pudessem ser. Tinha uma biblioteca imensa, mas nunca parou de procurar por uma única página de uma escritura sagrada. Também era imensamente leal. Em sua última viagem do Butão para Kalimpong, ao invés de ir de avião, insistiu em fazer a árdua jornada de carro a fim de ver um velho discípulo no caminho. Enquanto aquele esforço deve ter exaurido as últimas gotas de sua força física, isso deve ter sido a sua alegria e realização, um ato de compaixão.

Urgyen Tendzin Jigme Lhündrub (nascido em 1993), neto de Tülku Urgyen Rinpoche (1919-1996) e filho de Kela Chogling Rinpoche e Dechen Paldrön de Terdhe, foi entronizado como a emanação de Dilgo Khyentse Rinpoche.

Om Svasti, através da compaixão inata da vasta hoste de vitoriosos e de seus herdeiros,
E através das bênçãos das Três Raízes sublimes,
Possa o Lama venerável — o renascimento do grande tesouro de sabedoria e amor,
Cuja dança inigualável é da emanação consciente —
O detentor completamente vitorioso e destemido dos ensinamentos do sutra e do tantra,
Que é indistinguível do senhor de Uddiyana,
Ter longa vida, com seus pés de lótus permanecendo firmemente dentro do reino-vajra indestrutível.
Possam as suas intenções de trazer benefício e felicidade ser realizadas sem esforço e espontaneamente!

Nenhum comentário: