sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tsong Khapa

Lama Tsongkhapa

Lama Tsongkhapa RelicLama Tsongkhapa (1357d.C. - 1419 d.C.) nasceu na região de Tsong Kha na Província Amdo no Tibet oriental. Ele era famoso por sua dedicação a prática vigorosa. Ele realizou 3.500.000 prostrações completas, deixando uma impressão de seu corpo no chão do templo. Ele tinha visões de Manjushri, o bodisatva da sabedoria iluminada.

Lama Tsongkhapa é o fundador da tradição Gelug do Budismo Tibetano. Escreveu muitos tratados renomados e comentários aos textos clássicos como o lam rim (os estágios do caminho).

Aos 62 anos, bem cedo pela manhã sentado em posição de lótus completa, sua respiração parou. Muitos discípulos testemunharam raios de luz emanando de seu corpo, levando os a crer que ele havia entrado no bardo (o estagio entre morte e renascimento) como um ser iluminado.

Ele ensinou:

"Se você soubesse o quão difícil é obtê-la,
Viver a vida ordinária seria impossível.

Se você pudesse ver os grandes benefícios dela,

Você ficaria triste se ela não tivesse significado.

Se você pensasse sobre a morte,

Você se prepararia para as vidas futuras.

Se você pensasse sobre causa e efeito,

Você deixaria de ser descuidado."

Relíquias e Origem

  • Ainda vivo, Lama Tsongkhapa ofereceu seu dente a um de seus discípulos de coração, Khedrup Je. Seus outros discípulos também queriam o dente, então Je Tsongkhapa colocou o dente em cima do altar, fez oferecimentos e orações e é dito que o dente se multiplicou em nove, os quais ele distribuiu aos seus seguidores. A relíquia do dente exibida aqui é uma das nove relíquias manifestadas do dente original. A relíquia foi oferecida ao Lama Zopa Rinpoche em Lhasa, Tibet, em 1987 por Wesar Rinpoche do Monastério de Sera Me no Sul da Índia.

Nenhum comentário: