sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Auto-Estima do Terapeuta








Pare de se diminuir você é um terapeuta da mais antiga medicina do planeta, um terapeuta da tradição seríssima dos pés descalços chineses, um terapeuta holístico. É um líder, um diferencial no mundo.

Com o que você aprendeu na formação em Naturopatia ou Terapeuta Holístico, com a bibliografia indicada, os estágios, os ambulatórios, e principalmente os sat-sangs onde você se reconhece, se liberta e se solta; você está muito bem preparado para cuidar de pessoas que te procurarão buscando felicidade e serem saudáveis e equilibradas através das técnicas fantásticas da naturopatia e medicina tradicional chinesa que hoje mais do que nunca são repetidamente louvadas e respeitadas na literatura científica, médica, psicológica, fisiológica, etc. Desde as mais profundas revistas científicas, até os periódicos semanais de bancas de jornal, só encontramos referências positivas do nosso trabalho.Você é um aluno Formado! Você foi até o final daquilo que se propôs e é formado não em uma escola qualquer, mas na Humaniversidade, uma escola de tradição no Brasil e que agrega em seu quadro de Professores, profissionais de competência e experiência destacada. Você não improvisou nem é um desses que lêem uns livrinhos populares de terapia ou fazem cursos de um final-de-semana e já saem a atender ou até, pasmem, a dar aulas de Shiatsu, Naturopatia, Yoga, Reiki, etc... Não! Você se formou, freqüentando as aulas, apresentando trabalhos, passou por ambulatórios e sat-sangs recebeu um certificado valioso assinado pela Diana Prem e por mim.

Assuma seu mérito, sua auto-estima que lhe está reservada. Digo isto ao teu ser e não ao teu ego. Você vem da tradição dos médicos de pés descalços da Antiga China e Índia. Faça-se digno e orgulhoso dessa honraria e privilégio de pertencer a tão nobre profissão e ideal que agrega em si Ética, Responsabilidade, Ecologia, Preocupação com o próximo e mais uma infinidade de qualidades pouco encontradas em outras atividades e profissões. Um terapeuta como você é gentil, generoso, verdadeiro, carismático e essencial ao planeta.

Como terapeuta você foi até o fim em sua formação enfrentando possíveis obstáculos pessoais e até mesmo algumas dificuldades que ocorreram na tua turma, você é um vencedor, mesmo perdendo emprego, com problemas familiares, etc. Você deu um jeito e foi até o fim. Você não se deixou seduzir por cursos e "formações" a jato na área terapêutica que surgem a todo o momento prometendo milagres, você não se deixou envolver com ideologias como cura pelo cuspe, cristais mágicos e gnomos falantes, anéis atlantes, confrei, invocação de anjos lemurianos ou seja lá o que for! Terapeutas como você são motivos de orgulho para mim e imprescindíveis para nosso planeta.

Felizmente são pouquíssimos os que entram na nossa egrégora e por indecisão ou obstáculos acabam desistindo. Eu os compreendo porque quando era adolescente também fui tentado a não mergulhar de cabeça nessa área e não me formar um terapeuta. Por isso que escrevo esse alerta. É uma advertência amiga a ti que é um terapeuta, passe adiante.

Se um de nossos alunos no início da formação troca a naturopatia por outra coisa qualquer, admite-se.

Ele veio se matricular por um chamado de sua alma mais "acha" que foi por curiosidade ou até por consumismo. Se abandona a jornada não sabe o que está perdendo em não se formar num curso longo e sério. Respeito seu livre arbítrio, temperamento e gosto. Eu mesmo quando iniciei essa minha formação há 18 anos na escola de Massagem Oriental, trabalhava na Votorantin e poderia escolher até hoje trabalhar, cobrando juros de quem não pagava em dia alumínio, enfim são escolhas. Quem me conhece hoje, não consegue imaginar isso, mas poderia ter sido assim. Como terapeuta formado tive liberdade de horários, de patrão, de ver o resultado de meus atendimentos nos olhos do paciente, mas poderia ter não seguido esse caminho e como estaria hoje se estivesse vivo, é claro? Outro dia um guri que trabalhou comigo me cumprimentou pela minha coragem de seguir esse caminho. Coragem eu? Não seria ele um covarde?

Há ainda os alunos que trocam nossa formação por Bioenergética, Teatro, Biodança, Tai-chi, coisas assim profundas, digo que ele foi honesto consigo mesmo e fez (até que enfim!) sua escolha. Isso, é claro, se a partir de agora ele levar a sério sua nova profissão e/ou opção.

O que não entendo é alguém trocar cursos longos, com vários professores, estágios, avaliações, seriedade, e profissão não careta, etc, por supostas formações a jato ou cursos pela metade e trabalho que nada tem a ver com sua alma ou vocação. O aluno mal formado, preguiçoso e irresponsável.

Além de me decepcionar profundamente não terá um amálgama de técnicas terapêuticas para atender os seus pacientes. Há 20 anos nesta área já recebi massagem de profissionais que somente me passaram óleo no corpo, não tinham firmeza no toque, nem confiança no que faziam, receitavam florais absurdos e nada sabiam de meridianos, não tinham criatividade alguma nem mesmo para criarem nomes para seus núcleos ou cursos - preferiam copiar currículos e outros itens de escolas terapêuticas sérias. Tive também muitos alunos que nas primeiras dificuldades na formação abandonaram a mesma, uma por antipatia com um professor, uma por dificuldade na recepção ou um mal entendido qualquer, etc. Eu, que não sou exemplo de persistência, para ninguém, quando me formei em várias escolas de Artes Marciais aprendi a superar pequenas barreiras dos professores e me fixar no que tinham de melhor para me ensinar e hoje eu sei que fiz certo em persistir tinha um sonho o como dizia o poeta "quem tem um sonho não dança".

É claro que pessoas que só reclamam, discutem, faltam às aulas, não se trabalham, não são legais em nossa formação, pois lançam seu vírus de insatisfação sobre seus colegas mais vulneráveis. Queremos em nossas fileiras só pessoas que tenham metas saudáveis, que queiram fazer diferença no mundo, pessoas que eu possa confiar quando emitir um certificado e sentir alegria quando eu der um abraço no último dia de aula, onde se faz o ritual final de iniciação ao aluno na tradição terapêutica Indiana e Chinesa.

Eu sei que você é uma pessoa que posso confiar e que será sempre um ótimo Terapeuta. Assim, saiba que esta carta é uma circular enviada para milhares de alunos. Logo o que está aqui escrito não é pessoal e não se refere a você, mas de um modo geral a todos nós como profilaxia e reflexão.

Um abraço no seu coração Otávio Leal.


Ananda Yeshe Dorje- Terapeuta Holístico

(35)8411-7064

"Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está à cura"

Nenhum comentário: