sábado, 24 de maio de 2008

Shivaya


MAHASHIVARATRI ´´ A GRANDE NOITE DE SHIVA´´

Mahashivaratri é um Festival Sagrado ao Deus Hindu Shiva,Senhor da Destruição,Destruidor de todas ilusões,Dançarino Cósmico,Deus da Vida/Morte/Renascimento, Senhor da Magia,Consorte de Parvati, Matador de demônios, Protetor dos fracos e oprimidos, Senhor da Renovação e Regeneração e de muito mais...

MAHASHIVARATRI

No Shivapurána é dito que, em todos os meses, a noite anterior ao dia da Lua Nova é dedicada a Shiva. Essa noite é chamada Shivarátri, " A Noite de Shiva”. Uma vez ao ano, no mês de fevereiro/março, chamado Phalgun, há um dia e uma noite inteiros dedicados a Shiva, chamados Maháshivarátri. Esse dia é de orações, rituais, ascetismo e práticas espirituais. É quando novos sannyásis, renunciantes, são iniciados; pessoas que desse momento se propõem a viver somente suas buscas espirituais. Na Índia, em todos os templos de Shiva, há uma grande comemoração nesse dia.

Shiva é o asceta. Ele dissolve a criação para o aparecimento de outra. Ele remove a ignorância para dar lugar ao conhecimento. Ele ajuda os ascetas, os yogis e os estudantes de Vedanta no seu caminho espiritual. Ele domina todas as disciplinas físicas e mentais. Freqüentemente encontramos imagens de Shiva em profunda meditação. Muitos se espantam ao vê-lo envolto em cobras e decorado com cinzas. A cobra simboliza o ego, o ahamkára, que para Ele não é um problema. Para Ele o ego é um alamkára, uma decoração, pois Ele tem o conhecimento do Eu real, ilimitado. As cinzas representam a queima da ignorância e da ilusão. Os cabelos são compridos como os de um asceta, com um coque no alto da cabeça aparando o rio Ganges, que vem com grande força destruidora, para fazer com que esse mesmo rio saia mais tranqüilo para abençoar os seres na Terra. Ao seu lado, em uma de suas mãos, o tridente, trishúla, símbolo do renunciante, e na outra o damaru, pequeno tambor de onde partem os primeiros sons da criação.

Shiva é Íshvara, também chamado Maheshvara e Jagadíshvara – o Grande Senhor e o Senhor do Universo. Íshvara é o todo, toda a criação e a causa desta. Por isso Shiva também é simbolizado por um lingam. Lingam, em sânscrito, significa alguma coisa com a ajuda da qual você vê outra coisa. É uma indicação. Shivalingam é uma forma sem forma específica. Uma forma que inclui todas as formas. É o símbolo do Todo, que é Shiva.

No dia de Maháshivarátri os devotos passam o dia em atividades religiosas e espirituais. Ficam em silêncio, jejum e orações, e no templo há, durante todo o dia, até a meia-noite, uma corrente contínua de repetição do mantra Om namah shiváya – Om saudações a Shiva. Durante o dia vários rituais são feitos. À noite é feito o árati (ritual simples com fogo e cânticos) e distribuído prasáda (alguma coisa, principalmente comestível, que é oferecida no templo e depois dada a todos os que participam).

Durante todo esse dia e essa noite, Shiva, que significa Auspiciosidade, é lembrado. Não só Ele, mas o que Ele representa: a dedicação total à chamada vida espiritual e à busca do conhecimento; a destruição completa da ignorância e quaisquer obstáculos que possam existir; a dissolução do devoto no altar da devoção, na chama do conhecimento da identidade da natureza de ambos. O devoto de Shiva alcança o Absoluto que é!

Mahashivaratri

OM Namah Shivaya!!!

No MahaShivaRatri ,ShivaPujas são realizados em homenagem a Mahadeva, porém o ritual mais característico desta festividade é o “Abhishekam” (banho ritual do Shiva Linga). Em geral os devotos passam o dia jejuando ou alimentando-se de leite e frutas aguardando o primeiro Abhishekam que acontece somente às 6 horas da tarde. Os abhishekams podem acontecer de três em três horas (6, 9, meia-noite, 3 horas) e podem ser de leite apenas (PayaSnanam) ou de leite, yogurte, ghee e mel – alternadamente.

O ideal é ter um ShivaLingam no altar. Frutas e flores devem ficar no altar para serem servidos ao final do rito, ou já estarem ali desde o início como uma oblação, qualquer oferenda pode ser feita mentalmente por meio da visualização nítida, os elementos concretos ajudam quando o ritual é coletivo, pois nem todos os participantes tem a mesma compreensão e sutileza no trato devocional.

O ShivaLingam é colocado dentro de um Kharpara (prato de barro fundo) e o mantra “Om Namah Shivaya” é recitado por todos os presentes, muitas vezes, e, ao final de cada volta (108 repetições) no Mala ( O Rudraksha Mala é sempre o mais apropriado para honrar a Shiva) o ShivaLinga é banhado com um pouco de leite. Uma outra maneira é banhar o Linga com um colherinha de leite a cada repetição e ir alternando os devotos envolvidos a cada volta do Mala.

O MahaShivaRatri é a ocasião auspiciosa para alcançarmos paz de espírito, êxito nas nossas devoções e prosperidade e abundância em nossas vidas, remover a ignorância e conquistar a libertação. Lembremos que o Senhor Shiva presente no Linga ereto representa o ideal Tantrika de “Bhoga e Yoga” – desfrute e união com o Divino, gozo e disciplina mística, êxtase e espiritualidade.
O Linga Purana declara que o Linga ereto é fonte de prazeres e alegria neste mundo e liberação do ciclo de renascimentos para aqueles que lhe são devotos.

Om namah Shivaya!!!
OM namah Shivaya!!!
OM namah Shivaya!!!
Shivaya namah OM!!!

Festival de Mahashivaratri


Festival de Mahashivaratri ou o ‘A Grande Noite de Shiva ' é célebre com devoção e fervor religioso em honra do Deus Shiva, um das Deidades da Sagrada Trindade Masculina Hindu(Brahma,Vishnu e Shiva). Shivaratri cai na 14ª noite sem luar da lua nova no mês hindu de Phalgun que corresponde ao mês de Fevereiro/Março do Calendário Gregoriano. Celebrando o festival de devotos de Shivaratri observam dia e jejum de noite e executam adoração ritual de Shiva Lingam(um Falo Sagrado de Shiva) para satisfazer Shiva.



Lendas de Mahashivratri


Há várias lendas interessantes relacionadas ao festival do Maha Shivaratri. De acordo com um das lendas mais populares, Shivaratri marca o dia do Casamento Sagrado do Deus Shiva com a Deusa Parvati. Alguns acreditam que estava na Noite Auspiciosa do Shivaratri que o Deus Shiva executou o ‘Tandava ', a Dança Cósmica da Criação Primitiva, Preservação e Destruição. Outra lenda de Shivratri popular declarou que em estados de Purana que estavam em Shivaratri, que o Deus Shiva se manifestou na forma de um Linga. Conseqüentemente é considerado que o dia é extremamente auspicioso por devotos de Shiva e eles celebram isto como Mahashivaratri - a Noite Principal de Shiva.

Tradições e Costumes do Shivaratri


Várias tradições e costumes relacionados ao Festival de Shivaratri são seguidas com devoção pelos adoradores (pricipalmente as devotas,rs) de Shiva. Devotos passam um jejum rígido em honra de Shiva, entretanto muitos fazem um regime de frutas e alguns não consomem uma gota de água sequer. Devotos acreditam fortemente que a adoração sincera ao Deus Shiva no dia Auspicioso do Maha Shivaratri, perdoa uma pessoa de seus erros e karmas negativos e o libera do ciclo de nascimento e morte (Samsara). Shivaratri é considerado especialmente auspicioso para mulheres. Enquanto as mulheres casadas rezam pelo bem-estar dos maridos delas, as mulheres solteiras rezam para conseguirem um marido como o Deus Shiva que é considerado como o Marido Ideal.
Para marcar o festival de Shivratri, devotos acordam cedo e tomam um banho ritual, preferivelmente no rio Ganges (Rio que segundo a Mitologia Hindu surgiu dos Belos Cabelos de Shiva). Depois de vestirem uma nova e limpa veste os devotos visitam o mais próximo templo de Shiva para dar banho ritual ao Shiva Lingam com leite, mel, iorgute, água e acúçar etc.

No Maha Shivaratri, a adoração ao Deus Shiva continua durante o dia e noite. Todo três pares de horas executam puja ritual de Shivalingam ,dando banho no Lingam com leite, iorgute, mel, ghee, açúcar e água cantando o mantra de Shiva: “Om Namah Shivaya ' e tocando os sinos do templo. Vigília da Noite Longa de Shiva ou Jaagran também é observado em templos de Shiva onde o número grande de devotos canta os hinos noturnos e canções devocionais em elogio ao Deus Shiva. Só na manhã seguinte que o devoto sai do seu jejum ,participando da prasada (banquete sagrado hindu) oferecido à Deidade.

Oferendas a Shiva e simbolismo

Leite é para as bênçãos da pureza e abundância.
Iogurte é para prosperidade e fertilidade.
Mel é para doce fala.
Ghee é para vitória.
Açúcar é para felicidade.
Água é para pureza.
Além, da adoração ao Deus Shiva é claro!!!=)

Bhajans para Shiva

Bhajans são canções devocionais indianas aos Deuses Hindus, que usam o som da fala, o tato da batida das palmas em harmonia em devoção as Deidades,os hindus acreditam também que os bhajans ajudam a limpar a atmosfera da Terra de energias e entidades negativas.

Nenhum comentário: