segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jaya Shiva!!!


ShivaCorpoCompleto.jpg

Shiva

SHIVA é um dos deuses mais antigos da Índia. Aparece nos Vedas primeiramente com o nome de RUDRA, deus das tempestades e da destruição e sempre temido pelos outros deuse*s. Os dois aspectos *aterrorizante e benevolente sempre foram características de Shiva.

Shiva está no topo dos Himalaia em profunda meditação, em sua morada no monte sagrado Kailash. É o criador de todos os Yogues e o maior deles. A dança cósmica de Shiva (Nataraja) simboliza o eterno movimento do universo que foi impulsionado pelo ritmo regular da sua dança e a partir dela começa a manifestar-se em todas as formas. %BRr%

As vezes ela cessa o som de seu tambor (damaru) para procurar um novo e melhor ritmo para o universo. Neste momento o universo desaparece e só renasce quando a música recomeça. O círculo de chamas em volta de Shiva é ao mesmo tempo energia em forma mais pura , o fogo da cremação, o sentido do mantra sagrado, AUM (OM) ,o verbo da criação. O anão aos pés de Shiva simbolizam a ignorância e o tambor em sua mão os aspectos masculino e feminino. O fogo na palma da sua mão revela a capacidade de destruir o universo, e a mão estendida imitando um elefante sua força, enquanto *o pé levantad*o simboliza liberação.

ADORAÇÃO A SHIVA

Imagem

A adoração a Shiva é feita diante de sua manifestação como lingan ou linga. O lingan de Shiva é guardado e reverenciado como forma simples pilar ou como atualmente , na forma de um Linga arredondado que repousa em um Yoni (órgão feminino ), juntos representando o sentido da fusão das forças marculina e feminina da criação, da alimentação e da fonte de toda vida.

O culto a Shiva assegura paz de espírito, ele tem o poder de controlar as forças negativas da mente e comanda todas as forças elementares do passado que podem nos perturbar. Ele pode banir da mente toda a negatividade. É possível prestar culto a Shiva também vocalizando os mantras, sendo os principais :

OM NAMAH SHIVAYA ! ou seu mantra seminal ,

SHAM = paz !!

Nenhum comentário: