sexta-feira, 6 de junho de 2008


Cerveja, cigarro e Happy Hour


Osho

Eu sempre senti a necessidade de uma pequena recompensa no final do dia: umas cervejas, cigarros ou drogas. Agora nenhuma destas coisas trazem qualquer satisfação, entretanto o desejo por alguma coisa, alguma forma de gratificação, continua. O que é este desejo e o que irá satisfazê-lo?

Nada irá satisfazê-lo. Existe um mecanismo sutil de desejo que deve ser entendido. Ele funciona desta maneira: o desejo coloca uma condição em sua felicidade. "Eu irei ser feliz se eu puder ter este carro, esta mulher, esta casa." O preenchimento do desejo remove aquela condição sobre a sua felicidade. No seu alívio você se sente bem. Na verdade tudo o que você fez foi remover uma obstrução desnecessária à sua felicidade, mas não muito tempo depois você se encontra pensando: "Se eu puder criar aquela obstrução novamente, depois removê-la novamente, o alívio que eu senti ao removê-la da última vez me fará sentir tão bem quanto antes." E assim é que os desejos, mesmo quando nós os preenchemos, conduzem novamente à criação de novos desejos.

Você está acompanhando? Primeiro você faz uma condição. Você diz: "A menos que eu conquiste esta mulher eu não serei feliz. Eu só posso ser feliz com esta mulher." Agora você começa a lutar para ter esta mulher. Quanto mais difícil, mais você se torna entusiasmado, exaltado.

Quanto mais difícil, mais você é desafiado. Quanto mais difícil, mais você coloca todo o seu ser em jogo; você está pronto para arriscar. E naturalmente mais esperança surge e mais desejo de possuir a mulher. É muito árduo, é muito difícil. Tem que ser algo magnífico; é por isto que é tão árduo, é por isto que é tão difícil. Você persegue e persegue e persegue e um dia você consegue a mulher. No dia que você consegue a mulher a condição é removida: "Se eu tiver a mulher então eu serei feliz" - você colocou esta condição em primeiro lugar. Agora você tem a mulher, você se sente aliviado. Agora não mais existe perseguição, você chegou, o resultado está em sua mão, você se sente bem - bem por causa do alívio.

Um dia eu vi Mulla Nasruddin caminhando, praguejando e em grande sofrimento. Eu perguntei a ele: "O que aconteceu? O seu estômago está doendo ou você tem uma dor de cabeça ou qualquer coisa? Qual é o problema? Você parece em uma tal agonia."
Ele disse: "Nada. Os sapatos que eu estou usando são muito pequenos."
"Mas então, por que você está usando eles?"
Ele disse: "Este é o único alívio que eu tenho no final do dia - quando eu tiro os meus sapatos. Este é o único prazer que eu tenho, assim eu não posso abandonar estes sapatos. Eles são um número menor, é realmente um inferno, mas à noite é o paraíso. Quando eu vou para casa e tiro os meus sapatos e caio no sofá, eu digo que eu me liberei. É tão belo."

Isto é o que você está fazendo. Você cria sofrimento, você cria angústia, perseguição, agitação e então um dia você chega em casa e tira os seus sapatos e você diz: "Maravilhoso, isto é maravilhoso! Eu me liberei." Mas quanto tempo isto pode durar? O alívio dura apenas uns momentos. Então novamente você está desejando ardentemente.

Agora esta mulher não tem utilidade porque você a conquistou. Você não pode criar a condição novamente. Você nunca pode dizer novamente: "Se eu tiver esta mulher eu serei feliz," porque ela já está com você. Agora você começa a olhar em volta para a mulher de alguém: "Se eu tiver esta mulher..." Agora você conhece o truque - que primeiro você tem que colocar uma condição em sua felicidade, então você tem que seguir a condição desesperadamente, e então um dia o alívio chega.

Agora isto é inútil. Um homem de entendimento verá que não existe necessidade de colocar nenhuma condição. Você pode ser incondicionalmente feliz. Por que andar com sapatos pequenos e sofrer apenas para ter alívio no final? Por que não ter alívio todo o tempo? Mas então você não irá senti-lo - este é o problema. Para senti-lo você precisa de contraste. Você será feliz mas você não irá senti-lo.

E esta é a definição de um homem realmente feliz: um homem realmente feliz é alguém que não sabe nada de felicidade, que nunca ouviu falar disto; que é tão feliz, tão incondicionalmente feliz, como pode ele saber que é feliz? Somente pessoas infelizes dizem: "Eu sou feliz, as coisas estão indo maravilhosamente." Estas são pessoas infelizes. A pessoa feliz não sabe nada sobre felicidade. A felicidade está simplesmente lá, ela está sempre lá. Ela é como respirar.

Você não se sente muito alegre com a respiração. Então faça apenas uma coisa: tampe o seu nariz. Faça alguns exercícios de ioga e reprima a sua respiração dentro e continue reprimindo e continue reprimindo. Agora a agonia surge. E você continua reprimindo. Seja um discípulo iogue realmente - continue reprimindo. E então ela estoura e existe um grande prazer. Mas isto é loucura - mas é isto o que todo mundo está fazendo. É por isto que você espera pelo resultado à noite.

A felicidade está aqui e agora; ela não precisa de condição. A felicidade é natural. Apenas veja isto. Não crie condições em sua felicidade. Permaneça feliz por nenhuma razão. Não existe nenhuma razão para achar alguma causa para ser feliz. Apenas seja feliz.

Se você não pode ser feliz, então não coloque tais condições impossíveis que a torne difícil. Então Mulla está certo - apenas uma pequena coisa. Eu entendo. Ele é mais inteligente do que você acha que ele é. Apenas um simples truque - usando sapatos um número menor - um truque tão pequeno, ninguém pode impedi-lo de fazer isto e à noite você é feliz. Apenas pequenos truques, crie pequenos truques e seja tão feliz quanto você queira.

Mas você diz: "Eu serei feliz somente quando esta casa maravilhosa for minha." Agora você está colocando uma grande condição. Isto pode levar muitos anos e você estará cansado e exausto, e no momento que você atingir o palácio de seus desejos, você pode estar perto da morte. E isto que acontece. Você gastou toda a sua vida e a sua casa maravilhosa se tornará a sua sepultura. Você diz: "A menos que eu tenha um milhão de dólares, eu não serei feliz." E então você tem que trabalhar e desperdiçar toda a sua vida. Mulla Nasruddin é muito mais inteligente: faça pequenas condições e tenha tanta felicidade quanto você queira.

E se você compreende, então não há necessidade de colocar nenhuma condição. Apenas veja o ponto - que as condições não criam a felicidade, elas somente dão alívio. Mas o alívio não pode ser permanente; nenhum alívio pode nunca ser permanente. Ele dura somente por alguns momentos.

Você não observou isto novamente e novamente? Você queria comprar um carro e agora o carro está na sua garagem e você está lá, muito, muito feliz. Quanto tempo isto dura? Amanhã ele é um carro velho, um dia de idade. Dois dias depois, ele tem dois dias de idade e toda a vizinhança o viu e todos o apreciaram e acabou! Agora ninguém fala dele. É por isto que as companhias de carros têm que continuar colocando novos modelos a cada ano, assim você pode ter novas condições. As pessoas continuam ansiando por coisas apenas para ter alívio, e alívio está disponível. Você ouviu a história?

Um mendigo estava sentado embaixo de uma árvore e o carro de um homem rico quebrou. O motorista o estava arrumando e o homem rico saiu e o mendigo estava descansando em baixo da árvore. Estava fresco e ensolarado e belo, e o homem rico também veio e se sentou ao lado do mendigo e disse: "Por que você não trabalha?"
O mendigo perguntou: "Para quê?"
O homem rico ficou um pouco irritado e disse: "Quando você tem dinheiro você pode ter um grande saldo no banco."
O mendigo perguntou novamente: "Para quê?"
O homem rico ficou ainda mais irritado. Ele disse: "Para quê? Assim você pode se aposentar na velhice e descansar."
"Mas," o mendigo disse: "Eu estou descansando agora! Por que esperar pela velhice? E fazer todas estas coisas sem sentido? - ganhar dinheiro e fazer um saldo bancário e então descansar. E você não pode ver? - Eu estou descansando agora! Por que esperar?"

Por que esperar pela noite? E por que esperar pela cerveja? Por que não beber água e desfrutá-la enquanto você a está bebendo?

Você ouviu a história de Jesus onde ele transformou água em vinho? Os cristãos não a entenderam. Eles pensam que ele realmente transformou água em vinho. Isto não é verdade. Ele deve ter ensinado um segredo para seus discípulos que eu estou ensinando para você. Ele deve ter lhes dito: "Beba-a tão prazerosamente que a água se torna vinho."

Você pode beber água tão prazerosamente que ela quase o intoxica. Tente! Apenas água e pode intoxicá-lo. Depende de você. Não depende da cerveja ou do vinho. E se você não entende isto, pergunte para algum hipnotizador - ele sabe. Mesmo se água é dada para alguém que foi hipnotizado e lhe é dito que é vinho, ele ficará intoxicado - com água.

Agora os médicos sabem a respeito do placebo e algumas vezes os resultados são muito intrigantes. Em um hospital eles estavam fazendo algumas experiências. Para um grupo de vinte pacientes da mesma doença foi dado medicamento e para outros vinte com a mesma doença, foi dado somente água - apenas para ver se a água pode funcionar. Nem os médicos nem os pacientes sabem qual é a água e qual é o remédio, porque se o médico souber, então inclusive seu comportamento irá mudar. Dando água, ele não irá dá-la tão seriamente e isto fará com que alguma suspeita surja no paciente. Assim nem o médico nem o paciente - ninguém sabe. O conhecimento é mantido em um cofre, trancado.

E o milagre é que o mesmo número de pacientes são auxiliados pela água como pelo medicamento. Dos vinte, dezessete pessoas ficam saudáveis na segunda semana, de ambos os grupos. E a coisa mais miraculosa é que aqueles que tomaram a água permaneceram saudáveis por mais tempo do que os que estavam tomando remédio. As pessoas que estavam tomando o remédio real começaram a voltar mais cedo, depois de umas poucas semanas.

O que aconteceu? Por que a água ajuda tanto? A idéia de que é um remédio ajuda e não o remédio. E porque a água é pura água, ela não pode prejudicar; o medicamento irá prejudicar. É por isto que as pessoas que receberam o medicamento real começaram a voltar. Eles começaram a criar algum novo desejo, alguma nova doença, alguns novos problemas... porque nenhum medicamento pode ficar sem afetar o seu sistema de um modo ou de outro. Ele irá ter as suas reações. A água não pode ter nenhuma reação. Isto é pura hipnose.

Você pode beber água com tamanho gosto, que ela se toma vinho. Você vê as pessoas do Zen bebendo chá com tal cerimônia e ritual, com tamanha consciência. Então mesmo o chá se torna alguma coisa fenomenal. O chá comum é transformado. Ações comuns podem ser transformadas - uma caminhada matinal pode ser transformada. E se uma caminhada matinal não pode ser intoxicante então há algo de errado com você. Apenas olhar uma rosa pode ser intoxicante. E se isto não pode intoxicá-lo, então nada pode intoxicá-lo. Apenas olhar nos olhos de uma criança pode ser intoxicante.
Aprenda a viver o momento prazerosamente. Não procure pelos resultados; não existe nenhum. A vida não está indo a nenhum lugar, ela não tem um fim. Viver não é um meio para algum fim. A vida é somente aqui e agora. Viva-a. Viva-a totalmente, viva-a conscientemente, viva-a prazerosamente - e você estará preenchido.

O preenchimento não deve ser adiado, caso contrário você nunca ficará preenchido. O preenchimento tem que ser agora - agora ou nunca.


Fonte: Livro – Osho, O livro da cura
Tradução: Sw Dhyan Yukti
Editora: Shanti

Nenhum comentário: